Mountain Bike

MOUNTAIN BIKE
Trata-se do ciclismo voltado para trilhas e montanhas com os mais variados tipos de terrenos, de preferência praticado com veículos próprios - as mountain bikes, bicicletas fabricadas com alguns diferenciais que permitem o acesso a qualquer tipo de obstáculo e agüentam todos os trancos possíveis. Uma espécie de bike off-road, assim como o jipe está para os veículos dito normais.
Se você já andou de bicicleta então está apto a praticar o mountain-bike. É claro que não é tão simples assim, e por exigir certa habilidade do praticante, o ideal é que você pratique um pouco antes de encarar um terreno acidentado.
Como começar
Num primeiro momento, um exame de saúde é indicado, assim como para qualquer outra atividade física, já que você terá um desgaste praticando o mountain-bike. Em seguida, deve-se atentar para os itens obrigatórios de segurança e equipamentos básicos para a prática do esporte. Não basta apenas sair pedalando por aí. É preciso cercar-se dos cuidados corretos para poder, depois desses primeiros cuidados, desenvolver-se no esporte cada vez mais.
mountain bike


bikers
biking
cross country
O próximo passo é escolher a bicicleta. Avalie o quanto poderá pagar por ela e qual será o seu uso. O importante é saber se você vai usar sua bike para enfrentar trilhas, para andar na cidade, competir ou apenas como lazer. Existem inúmeras opções de mountain bikes para diversas finalidades, desde o freeride, cross-country, corrida de aventura, down-hill ou ciclo-turismo.

Procure aprender um pouco sobre mountain bike através de revistas especializadas ou livros. Geralmente as revistas possuem sessões para quem está começando no esporte. Consulte uma loja que seja dedicada exclusivamente à bicicleta. Converse com o vendedor e explique para que você precisara de uma bike, deixe claro ao vendedor como você pretende utilizá-la. Existem diversos modelos de bikes e com preços que variam de R$ 700,00 há R$ 8.000,00. Se possível compare duas ou mais lojas especializada em bikes.

Uma boa bike normalmente é cara, pois o que encarece a bike são seus componentes (cambio, coroas, corrente e trocadores de marchas) que quanto melhores mais caros e mais duráveis. Geralmente pessoas que compram sua primeira bike procuram começar com uma bike simples e com o tempo trocar alguns de seus componentes.
Existem desde mountain bikes completamente rígidas até aquelas que possuem dois amortecedores (full-suspension). A atual tendência do é de tornar a bike full-suspension mais comum, pois ela traz conforto e alta performance em diversos tipos de terreno.

Para encontrar o tamanho ideal de sua bike fique com os pés no chão e a bike entre a sua perna. O ideal é que a distância do tubo superior da bike fique de três a quatro dedos de distância de seu cavalo. Ao sentar na bike seus braços devem ficar semi-flexionados.

Para a prática do cross-country, se o tamanho for o ideal mas seus braços não estiverem confortáveis, altere o tamanho da mesa. Já a altura do selim deve ser feita em cima da bike. Procure deixar seu calcanhar na ponta do pedal estendendo a perna quase inteiramente, marcando no canote a altura de acordo com esta referência de medida.


Conhecendo seu novo equipamento.

Após comprar sua bike, de acordo com seu orçamento e objetivo, o próximo passo é você conhecer melhor seu equipamento. Se você comprou-a em uma loja especializada verifique se houve uma montagem profissional ou se serão necessários alguns apertos e ajustes.

Após tudo verificado, antes de subir na bicicleta, algo que é obrigatório para qualquer biker: o capacete . Só com ele você fica protegido e com o mínimo de segurança necessária para pedalar. Andar sem capacete é correr um grande risco desnecessariamente.

Comece pedalando em algum lugar seguro como estacionamento ou rua não movimentada e procure sentir as reações dos freios, como está a troca de marchas, posição dos manetes de freio, shifters e altura do selim. Se a bike estiver funcionando sem problemas é só se preparar para maiores aventuras com sua nova companheira.

Equipamentos
Para pedalar, seja na cidade, no campo ou na praia, a utilização de alguns acessórios facilita a vida do ciclista. Desde a simples caramanhola até o alforje e mala-bike, tudo pode ser providenciado ou adaptado para o conforto e praticidade do esportista.

Bicicleta - para se aventurar numa trilha, enfrentar terra, buracos e até asfalto, a bicicleta ideal possui pneu largo, roda com 26 polegadas e a posição de pilotagem proporciona certo conforto. Este modelo tem uma estrutura forte, com boa resistência, e, ao mesmo tempo, tem a velocidade de uma bicicleta ideal para asfalto.
Capacete - é indispensável até para pedalar até a esquina de casa. Protege a cabeça e há marcas que são certificadas pelo CPSC Safety, um órgão internacional que atesta sua segurança. Alguns modelos podem ser mais aerodinâmicos, dentre essas marcas estão a Giro, Rudy Project e Bell. Outras boas marcas são Cratone, Trek, Prowell, entre outros.

Luvas - para segurar a transpiração e para proteger as mãos de calosidades. As mais acolchoadas proporcionam mais conforto e de neoprene segura mais o calor. As luvas com fio de Coolmax secam rápido. Elas irão proteger as suas mãos em caso de queda e, dependendo da modalidade do mountain bike que você escolher futuramente, poderão ter até características específicas.
bike 1
bike 2
capacete
luvaoculos


bermuda cotoveleira
Cotoveleira
joelheira caramanhola
Joelheira Caramanhola
farol estrobo
Farol Estrobo traseira
ciclocomputador bar end
Ciclocomputador Bar end
bolsa de selim bolsa de quadro
Bolsa de selim Bolsa de quadro
bagageiro alforge
Bagageiro Alforge
sapatilha clip Sapatilha
Óculos - para proteger do sol, galhos, pedras que voam do seu pneu ou lama atirada por outras bikes.

Bermuda de ciclismo - com tecidos derivados da Lycra, são mais utilizadas que as calças, pois mesmo no frio, os ciclistas usam as bermudas por cima das calças. Essas bermudas têm um acolchoado ou gel na parte que há atrito com o banco, aliviando o contato do ciclista com o selim. Ela fará com que você se sinta mais confortável e facilitará os seus movimentos. Conforto e liberdade de movimentos são importantes, aliás, mesmo se você decidir colocar algum outro tipo de vestuário.

Joelheira
Cotoveleira
Caramanhola - garrafinha típica de ciclismo, para armazenar líquidos, com bico especial para não dar um banho no ciclista pedalando. Deve ser colocada presa ao quadro da bicicleta, mediante suporte específico. Os modelos mais simples são de plástico e há os de alumínio revestido, que mantém a temperatura do líquido.

Farol dianteiro � luz para noite. Preso no guidão, a luz branca, seja de lâmpada incandescente ou halogênio, é um acessório de segurança também. Há várias marcas e modelos resistentes a água, como das marcas Cateye, Zefal, Sigma, dentre outras.

Estrobo traseira - é uma luzinha vermelha que pode piscar ou ficar estática, semelhante ao farol traseiro de um carro. Mais que acessório, é um equipamento de segurança para sinalização noturna do ciclista. Deve ser utilizado principalmente na cidade, para visualização de motoristas, e nas trilhas noturnas, para localização dos colegas ciclistas.

Ciclocomputador - é um aparelho que determina distâncias percorridas, horário comum e tempo de pedalada. Essencial num passeio guiado por planilhas, em um reconhecimento de trilha e numa viagem de cicloturismo.

GPS � para orientação em expedições.
Buzina - os modelos mais simples utilizam o ar normal e fazem um som mais baixo. Já os modelos de ar comprimido, que parecem uma garrafa de água presa ao quadro, fazem um barulho melhor.

Firma-pés ou pedaleira - armação de plástico preso ao pedal, em que o pé é encaixado para maior aproveitamento da força de pedalada.

Sapatilhas - um tipo de tênis especial com clip na sola, para travar no pedal, que tem de ser próprio para este acessório. É recomendável alguma experiência e agilidade para se usar a sapatilha.

Pedal SPD - pedal com encaixe específico para o clip da sapatilha.

Bolsa de selim - para guardar ferramentas, kit remendo e câmara reserva.

Bolsa para quadro - a mesma função da bolsa de selim, ou seja, guardar ferramentas. Como tem maior capacidade, dá até para guardar lanches e barrinhas de cereais num passeio mais demorado.

Bagageiro - colocado atrás do pneu traseiro, é uma armação de alumínio ou outro metal própria para se amarrar agasalhos, pequenas mochilas e os alforjes.

Alforge - duas bolsas especialmente desenvolvidas para serem amarradas no bagageiro. Com capacidade variando de 30 a 70 litros , são indicadas para cicloturismo de longa duração, pois não sobrecarregam o ciclista com mochilas pesadas.

Bar-end - confeccionados em vários materiais (aço, alumínio, fibra de carbono e titânio), são uma barrinha em cada manete, que mudam a pegada no guidão. Facilitam a pegada nas subidas, mantendo o equilíbrio no ciclista.

Pára-lamas - colocado sobre os pneus dianteiro e traseiro, protegem o ciclista de sujeiras lançadas pelos pneus. Indicado para quem usa a bicicleta como transporte, na cidade.

Mala bike - de nylon grosso, tipo Rip Stop, PVC ou Supertex, é uma boa proteção para as bicicletas contra chuvas, arranhões e danificação de peças quando transportadas em aviões, ônibus ou caminhões.


Dicas do Mountain Bike
- Sempre utilize todos os equipamentos de segurança. Eles são fundamentais, até porque os tombos fazem parte do mountain-bike.
- A bicicleta deve ser sempre cuidada com todo o carinho. Dessa maneira você estará aumentando a durabilidade do equipamento. Deve-se fazer uma manutenção periódica nos pneus e na corrente. O ideal é fazer uma revisão a cada 6 meses, dependendo de quanto você utiliza a bicicleta.
- Para a bicicleta durar mais, ela deve ser limpa depois do uso. Se você fizer uma trilha molhada por exemplo, deve lavá-la em seguida. Prefira fazer a limpeza em lojas especializadas, não basta jogar água e pronto. Existem rolamentos na bicicleta que se desgastam com o acúmulo da sujeira e ás vezes é imperceptível. Se você preferir, também pode fazer isso em casa, mas peça orientação a quem entende. É importante manter a corrente lubrificada para não estragar de forma prematura.
- Procure pessoas experientes no esporte para pegar algumas dicas. Eles já sabem quais são as principais dificuldades e podem orientá-lo.
- Lembre-se que a alimentação deve ser leve e conter os nutrientes certos para o desgaste que seu corpo irá sofrer no percurso.
- Protetor solar é de uso obrigatório, mesmo naqueles dias em que o sol não esteja visível.
- Antes de por a roda na lama, no mato ou no asfalto verifique o estado de sua bike, certifique-se de que está revisada, parafusos bem apertados, câmbios regulados e freios tinindo, pois com certeza você irá usá-los bastante, pneus calibrados, correntes, cassetes e coroas lubrificados.
- Se for transportar a bike de automóvel, verifique muito bem a amarração. Você nunca iria se perdoar se algo de mal acontecer com sua companheira de aventura.
- Capacete, teste antes de efetuar a compra, ele deve ficar bem justo evitando tapar sua visão.
- Para trilhas, tênis que secam rápido e/ou que sejam resistentes a água são os mais indicados.
- Cotoveleira e joelheira são equipamentos existentes, no entanto, quem pratica o MTB precisa sentir-se confortável e ver o que melhor lhe convém.
- Prefira óculos que sejam anti-embaçante ou use produtos que evitem o embace.
- Tenha sempre a mão materiais extras como câmeras de ar e ferramentas como bomba para pneus, chaves, remendo de pneus a frio e até mesmo um câmbio reserva.
bike 3
bike 4
bike 5
bike 6


mala bike
Mala bike
down hill
- Procure conhecer o local que irá percorrer, e se possível monte um mapinha com alguns pontos de referência para que caso alguém se perca, ou precise voltar sozinho possa o fazer com segurança. Informações sobre as características geográficas, a fauna, flora e condições climáticas também fazem parte de um planejamento adequado: saber o que vestir, precauções em caso de alergias a certas plantas e animais, etc.
- Informe-se previamente sobre a segurança e a infra-estrutura existente no local do passeio.
- Não esqueça do kit de primeiros socorros.
- Procure formar um grupo de pessoas para andar nas trilhas.
- Procure pedalar nas horas do dia em que o sol está baixo, pode ser no início da manhã ou no final da tarde.
- Em dias nublados, tome cuidado para não desidratar. O céu nublado engana e causa a sensação de que o dia não está tão quente, portanto, não se esqueça de se hidratar antes, durante e depois do exercício.
- Use, de preferência, roupas leves e claras, uma vez que cores escuras absorvem mais calor.
- Em temperaturas mais frias é aconselhado o uso de lycra para manter o corpo aquecido, desta forma, você evita lesões e desconforto.
- Na mochila, leve uma roupa para se proteger do frio e alimentos práticos para você se alimentar durante a trilha, pode ser barra de cereais, uma fruta e um sanduíche.
- Respeite a natureza, não jogue lixo na trilha. Neste caso, leve sacos plásticos e guarde na mochila. Na trilha, deixe apenas a marca dos pneus.
- Não discrimine o companheiro por causa da habilidade ou do equipamento.
- Seja solidário.
- Aprenda a ser auto-suficiente ao invés de se pendurar em alguém.
- Não exceda os limites da sua habilidade nem do seu preparo físico sem orientação profissional.
- Para praticar qualquer esporte é necessária a preparação do músculo para receber o esforço. No mountain bike, principalmente. Alongar significa avisar a musculatura que ela vai trabalhar. Procure fazê-los antes e depois das pedaladas.
- Lubrificação em excesso atrai sujeira e terra. Remova os excessos e use óleo fino.


- Regule sempre os câmbios antes de sair para um trilha, pois além de evitar dores de cabeça, aumenta a vida útil da corrente e das engrenagens.
- Freio desregulado é tombo na certa. Regule-os sempre que necessário, evitando acidentes mais graves.
- A postura correta do ciclista sobre a bicicleta é fundamental para evitar lesões nas articulações e ter uma pedalada mais confortável.
- Mantenha os pneus sempre calibrados. Pneus mais cheios evitam furos, mas são menos confortáveis, pois a bike pula muito. Pneus um pouco murchos são mais confortáveis, mas são mais propensos a furar, principalmente quando o terreno é pedregoso, ocasionando a famosa mordida. Cada ocasião exige uma calibragem diferente, e a dica é sempre experimentar calibragens diferentes.
- Na trilha, acostume-se a olhar sempre adiante para evitar surpresas. Quanto maior a velocidade, mais para adiante deve-se olhar. Olhe sempre para onde você quer passar. Ficar olhando muito para um buraco, pedra ou erosão é como se o estivesse mirando e a possibilidade de ir para cima (ou para baixo) deles aumenta.
- Se o tombo for inevitável, procure rolar pelo terreno, independentemente de qual seja. A famosa "fritada" pode ser bem amenizada.
- Quando for ultrapassar um colega, avise: direita ou esquerda. Essa atitude vai possibilitar uma manobra mais segura.
- Esteja atento ao clima, principalmente no verão. Assim você evita ser surpreendido por aquela chuva.
- Durante a noite, mesmo utilizando farol, esteja atento com as sombras à frente. Elas podem esconder buracos.
- Procure antecipar a mudança de marcha diante de um obstáculo.
- Para evitar erros e trancos na passagem das marchas, seja firme nos comandos. Se estiverem bem regulados, as trocas serão precisas.
- Experimente as marchas em diferentes situações, mas prestando sempre atenção para evitar o cruzamento de corrente, ou seja, a coroa menor com os três pinhões menores e a coroa maior com os três pinhões maiores. A coroa do meio se adapta perfeitamente com qualquer combinação de pinhões.

Mais informações: Confederação Bras. de Ciclismo